Notícia:

Twitter revela o perfil do usuário brasileiro na rede de microblogging

01 DEZ 2015

Quem usa o Twitter em 2015? No ar desde 2006, a rede social cujas publicações não podem passar de 140 caracteres conta com um público fiel e específico. Na semana passada, a empresa divulgou um infográfico chamado “#QuemUsaOTwitter?”, revelando quem são e o que querem os usuários da plataforma de microblogging quase dez anos após seu lançamento. “Nós geralmente dizemos que o Twitter é a distância mais próxima entre você e aquilo que mais te interessa”, diz a companhia. 

 

O infográfico começa exibindo o perfil demográfico dos “tuiteiros” brasileiros. Do total, 42% são mulheres e 58% são do gênero masculino, enquanto a maior parte dos usuários está na faixa dos 21 a 44 anos. Adolescentes ocupam 15% desse montante, enquanto apenas 6% dos usuários têm mais de 55 anos. Quanto ao status de relacionamento dos usuários do Twitter, 39% são casados, 38% solteiros, 17% estão em um relacionamento e 6% são divorciados ou viúvos. 

 

A maioria esmagadora dos usuários da rede de microblogging não tem filhos (50%) e 94% participam na decisão de compras dentro de casa. Suas rendas familiares são variadas, mas a população de classe média utiliza mais a rede social do que pessoas da classe alta ou das classes de base. Considerando esse poder aquisitivo, 85% deles gostam de testar novos produtos e 82% dos tuiteiros costumam informar seus amigos e familiares quando ficam sabendo de lançamentos interessantes.  

 

A pesquisa também mostrou que 75% dos usuários do Twitter são fiéis às marcas que consomem, 86% se preocupam com sua aparência e 42% gostam de estar na moda. Uma grande quantidade (88%) dos tuiteiros se interessa pelas culturas de outros países e seus maiores interesses são filmes (79%), música (75%) e viagens (71%), além de alimentação (65%), finanças pessoais (57%), carros (57%), jogos eletrônicos (55%) e moda (39%).  

 

Quase todos os usuários do Twitter (98% deles) assistem a algum programa de televisão diariamente e, enquanto assistem à telinha, 2 em cada 5 buscam produtos que viram nos comerciais; 1 em 4 pesquisam informações sobre o que acabaram de assistir, e 1 a cada 5 pessoas divide na rede social suas opiniões sobre programas de televisão. E por falar em opinião, os tópicos mais opinados pelos usuários na rede social são filmes, bebidas, músicas, viagens, restaurantes, compras, moda e eletrônicos.