Notícia:

10 hábitos que você precisa deixar de lado ao enviar mensagens de texto

29 JAN 2016

As mensagens de texto se tornaram uma febre e, atualmente, quem não usa aplicativos como o WhatsApp pode ser considerado um extraterrestre ou alguém que viveu dentro de uma caverna nos últimos anos. Apesar da primeira mensagem de texto da história ter sido enviada em 1992, ainda há pessoas que são bem ruins nisso. Apenas para frisar o quão esquisita é essa situação, vamos pensar que o envio de mensagens de texto via telefones já existe há quase 25 anos; ou seja, ele é mais velho do que a maioria dos usuários do Snapchat. Você não precisa ser jovem ou hipster para enviar mensagens de texto do seu celular, mas vamos combinar que é preciso ter o mínimo de bom senso para não ser o "tiozão” ou o “chatão do Whats". Para te ajudar a se manter atualizado nos hábitos de texting, listamos 10 manias relacionadas ao envio de mensagens de texto que deveriam ter sido extintas há anos.

1. Bom dia, grupo!

Quem não tem um grupo no WhatsApp onde todo santo dia são enviados uma série de “bom dia” criativos (ou nem tanto)? Não sei se vocês sabem, mas existem aplicativos que oferecem um acervo de imagens de bom dia, tarde e noite, facilitando a vida de quem sempre quer mandar aquela mensagem maneira para a família. Calma. Não estamos dizendo que você precisa ser mal-educado. No entanto, um pouco de noção sempre cai bem. Se você tem um grupo onde todos os integrantes milagrosamente gostam e também enviam este tipo de mensagem, maravilha! Vai fundo. Mas se o grupo foi criado com um motivo específico ou então se raramente as pessoas respondem suas alegres e coloridas mensagens de cumprimento, é bom repensar sua estratégia de comunicação.  O mesmo se aplica às correntes. Procure se informar antes de repassar mensagens que falam sobre uma possível cobrança do WhatsApp para cada mensagem enviada ou qualquer outra mentira do tipo. Repassar certas mensagens também não fará com que seu aplicativo desbloqueie novos emojis, ok?

2. Corretor ortográfico:

O corretor ortográfico dos smartphones foi criado para ser nosso aliado, mas às vezes ele pode nos pregar algumas peças. Por um lado, seu uso pode criar situações constrangedoras, como quando ele tenta deduzir a palavra que você queria escrever, mas erra feio e sua mensagem fica completamente sem sentido. Mas, por outro lado, existem pessoas que realmente precisam do corretor para ser compreendidas (mesmo que seja pela dedução). Muitas vezes, é mais fácil entender que está muito frio neste "inferno” do que tentar decifrar códigos escritos por pessoas que odeiam o português e preferem criar seus próprios idiomas secretos – ou simplesmente não se dão bem com seus teclados e, por isso, digitam tudo errado. Em suma, use com moderação.

3. Regra 3:1 Se você tem o hábito de mandar milhões de mensagens para a mesma pessoa – antes mesmo que ela tenha tido tempo de ler a primeira delas –, fique atento a esta dica. 

Poucas pessoas gostam de pegar o celular e ter 57 mensagens não lidas... de um mesmo contato! Para evitar se exceder no envio de mensagens e parecer completamente desesperado, você pode aderir a uma regra apelidada de 3:1. Ela funciona de uma maneira bem simples e decente: não envie mais do que três mensagens para cada mensagem que receber de um contato. A ideia não se aplica apenas a paqueras, pessoas que você não tem muita intimidade, ou algo do tipo. Seus amigos e familiares mais próximos também vão agradecer.

4. Metralhadora de palavras

A capacidade de poder enviar um número ilimitado de mensagens por um valor fixo (ou nulo, quando falamos de apps gratuitos) pode mexer com a cabeça das pessoas. Muitos sequer pensam antes de escrever e saem digitando o que vem à mente. Muitas vezes a  digitação acompanha o ritmo do  pensamento. Por favor, tentem usar todas as palavras necessárias na mesma mensagem! Separá-las em diferentes envios não é nada legal. Na verdade, é extremamente irritante. Lembre-se da época em que cada SMS enviado era pago e tente ser mais objetivo em suas mensagens. 

5. Viciado em emojis

Todos devem concordar que emojis são divertidos. No entanto, existe um limite para tudo nessa vida. Tentar decifrar o que uma pessoa quer dizer com uma mensagem onde existem mais figuras do que palavras pode ser algo complicado. Além disso, nem todos os seus contatos devem ser adeptos do uso de emojis; sim, este tipo de pessoa existe. Portanto, avalie o tipo de conversa que vocês estão tendo antes de sair enviando charadas com bonequinhos para todos. O mesmo vale para quem usa emojis para responder todo tipo de pergunta: Você: “Mãe, acho que esqueci o forno ligado! Dá uma olhadinha pra mim, por favor? Afinal, já faz 5 horas que saí e estou com medo da casa ter se consumido em chamas”. Mãe: “” O que essa resposta quer dizer? “Sim, a casa pegou fogo”; “Ok, estamos todos vivos, os bombeiros já chegaram”; “Sim, você apagou o fogo antes de sair”. A lição que fica, neste caso, é: nem sempre um emoji vale mais do que mil palavras.

6. Nazista da gramática

 A gramática é importante em diversas situações cotidianas. Enviar mensagens instantâneas não é uma delas. Não precisa sair por aí corrigindo todos que lhe enviam mensagens com abreviações ou erros gramaticais irrelevantes, uma vez que você conseguiu compreender com facilidade a mensagem. É claro que nunca devemos subestimar a importância de uma vírgula, ponto final, acentos e afins, mas o contexto do uso de mensagens de texto geralmente envolve conversas mais lights, sem pretensões literárias. Portanto, dê uma folga para o seu amigo caso ele dê algumas escorregadas no texto que lhe enviou para contar uma novidade.

7. "Me liga"

A regrinha aqui é bem simples: mensagens de texto são amplamente usadas por quem não gosta ou não quer falar ao telefone. Portanto, não é uma boa ideia ligar para a pessoa que te enviou uma mensagem em vez de simplesmente responder o texto recebido. Enviar mensagens pedindo para que as pessoas te liguem também não é muito agradável. Já que você escolheu este método de comunicação, aproveite e diga de uma vez o que deseja.  É claro que sempre existem situações em que o texting pode ser usado para deixar um recado quando você precisa tratar de um assunto exclusivamente por meio de uma chamada de voz, mas por algum motivo não conseguiu finalizar o contato. Revelar algo embaraçoso por escrito, por exemplo, nunca é uma boa ideia.

8. Assinar suas mensagens

Uma das melhores maneiras de mostrar a todos que você está realmente por fora da onda de mensagens rápidas é adicionar uma assinatura aos seus textos. O motivo é um tanto óbvio, afinal, se você está trocando mensagens por meio de SMS ou aplicativos como o WhatsApp, você tem o mínimo de intimidade com seus contatos.

9. Exclamações excessivas!!!

Todos sabem (ou deveriam saber) que o ponto de exclamação deve ser usado para dar ênfase a uma declaração. Logo, você não precisa digitar uma linha inteira com esse tipo de pontuação para enfatizar o que acabou de escrever; basta usá-la uma única vez. O excesso de pontos de exclamação pode deixar o leitor da sua mensagem confuso, e às vezes até mesmo passar uma imagem provocadora e desnecessária. Pontos de exclamação mal-empregados também podem dar impressão de que o autor da mensagem está irritado.

10. Não largar o celular

Por fim, mas não menos importante, é sempre bom lembrar que o pior dos hábitos ainda é enviar mensagens durante momentos inconvenientes. Digitar no celular enquanto você está conversando com outra pessoa é tão rude quanto atender uma ligação desnecessária, por exemplo. Enviar e visualizar mensagens enquanto dirige também é uma péssima ideia – acreditamos que nem precisamos listar os motivos, certo?  Além de aplicativos de mensagens que funcionam via internet, as operadoras de telefonia têm corrido atrás do prejuízo e oferecido pacotes com SMS ilimitado para seus clientes. Portanto, é importante lembrar que essas dicas também se aplicam a quem ainda não aderiu a serviços como o Telegram ou WhatsApp.