Notícia:

Primeiro smartphone dobrável do mundo: será este o futuro mobile?

11 JAN 2019

O futuro chegou. Depois de ver a TV enrolável da LG, chegou a vez de conferir de perto o primeiro smartphone dobrável do mercado, que também deu as caras aqui na CES 2019. A novidade chega pelas mãos da fabricante Royole, que ainda não é, nem de longe, tão conhecida pelo grande público como as gigantes Samsung e Apple.

 

Na verdade, o FlexPai foi lançado oficialmente no final de outubro de 2018, em Beijing, mas agora começa a ganhar destaque na maior feira de eletrônicos de consumo do mundo.

 

O dispositivo é uma espécie de combinação entre smartphone e tablet, dependendo se você optar por usá-lo aberto ou dobrado em 180 graus. Desdobrada, a tela AMOLED tem um total de 7,8 polegadas, e fechada tem cerca de 4 polegadas.

 

Para entender melhor como funciona esse display flexível, é preciso saber que ele é dividido em três partes: uma tela primária, uma secundária e uma borda lateral que une as duas partes e ainda serve para exibir notificações enquanto você usa outro display.

 

Duas câmeras de 20 e 16 megapixels completam o conjunto e podem ser usadas de formas bem bacanas. Isso porque se você for tirar a foto de um amigo, por exemplo, ele já pode ver o enquadramento em tempo real na segunda tela, que fica atrás do aparelho quando ele está dobrado.

 

Para rodar o conteúdo nesta tela diferentona, a fabricante criou o Water OS, um sistema operacional próprio da Royole baseado no Android 9 Pie. O conjunto é alimentado por uma bateria de 3.800 mAh e por um chipset Snapdragon 855, da Qualcomm.

 

Durante nosso hands-on na CES, deu pra perceber que o FlexPai ainda não está 100% preparado para ganhar o mundo, porque ainda sentimos algumas dificuldades na hora de dobrar e desdobrar o aparelho sem tocar nos ícones da tela. Fora algumas bugadas durante a transição.

 

É preciso fazer uma certa força para abrir o dispositivo, mas ele não parece frágil, o que nos dá um pouco mais de “coragem” para abri-lo sem a sensação de que vai desmontar. Ainda em relação à durabilidade e fragilidade do produto, a fabricante afirma que a tela é “praticamente inquebrável”e pode ser dobrada mais de 200.000 vezes.

 

O FlexPai chega em opções com 6 e 8 GB de RAM e está à venda nos Estados Unidos por mais de 1.300 dólares na loja online da Royole.

 

O curioso é que, apesar de ter ficado conhecida pelo celular dobrável, a Royole tem uma série de outros dispositivos bem curiosos com telas flexíveis. Na CES mesmo, nós vimos chapéu com tela, bichinhos de pelúcia, camiseta, painel de carro, caixa de som e muito mais.